Explore o potencial de seus dados e fuja da regra. Apesar de exisitir uma análise estatística adequada para cada caso, quase sempre são utilizadas as mesmas abordagens. A seleção de métodos apropriados para a análise estatística pode parecer complexa, principalmente para estudantes de pós-graduação e pesquisadores no início da carreira científica. O guia elaborado por Normando et al. (2010) proporciona informações úteis e objetivas a respeito de vários métodos estatísticos ( download ). Segundo especialistas, cerca de 60% dos trabalhos utilizam análise de variância, 30% utilizam análise de correlação e regressão simples, 8% outras análises como geoestatística, análise temporal, dentre outras. Somente cerca de 2% dos trabalhos utilizam abordagem multivariada.
Fazendo busca com o termo "multivariate analysis" na Scopus, uma das maiores plataformas de busca de literatura técnica e científica do mundo, foram encontrados aproximadamente 290 mil artigos entre os anos de 1946 e dezembro de 2015.
O aumento das publicações com análise multivariada ocorreu em 1986, certamente devido ao avanço computacional que também iniciou-se nesta mesma época. Os países que mais publicaram utilizando esta ferramenta de análise foram:
Estado Unidos (~90.000 artigos), Japão e China (~20.000 artigos). As áreas que mais publicaram com análise multivariada foram: medicina (74,5%), Bioquímica (18%) e agricultura (8%).