1. Cada pronome deve concordar com seu antecedente.
Ou seja, se o sujeito está no plural, os pronomes usados posteriormente devem estar no plural.
Exemplo:
“The tests were run monthly so that they can react faster to any potential vulnerabilities.”
2. Os verbos devem concordar com os sujeitos das suas respectivas orações.
Essa regra é semelhante à anterior, e fica mais difícil quando o verbo e o sujeito são separados por uma frase conflitante.
Exemplo:
“None of these rules is difficult to obey.”
Obs.: Se percebemos que "none" é contração de "no one", teremos o cuidado em escrever o verbo no singular.
3. Uso correto do pronome (pronome do sujeito ou do objeto).
Existem duas formas do pronome pessoal em inglês (pronomes pessoais do sujeito e do objeto).
Exemplos:
a. “Before analysis, we gave them some brief training.”
b. “Before analysis, they gave us some brief training.”
Obs.: Em (a) usamos nós e eles, e em (b) eles e nós. Percebe-se, então, que a forma varia se usamos ele antes ou depois do verbo.
4. Evite terminar sentenças com preposição. Em inglês, isso é muito usual, haja vista a existência de muitos verbos e verbos frasais (phrasal verbs).
Exemplo:
Obs.: Poderíamos reconstruí-la da seguinte maneira:
5. Não use negativos duplos (Double Negation Never).
Construções de orações com dupla negação deixa suas sentenças mais fracas. Portanto:
Ao invés de: “The outcome was not different from what we hypothesized.”
Use: “The outcome was consistent with our hypothesis.”
6. Lembre-se de nunca dividir um infinitivo.
Evite: "To more definitively demonstrate whether …."
Prefira: "To demonstrate more definitively whether .…"
7. Evite clichês e eufemismos:
Os clichês são aquelas palavras ou frases que têm significado muito comum ou que até mesmo “perderam seu significado” com o tempo. Já o eufemismo é uma figura de linguagem onde uma palavra ou expressão é usada em lugar de outra com o intuito de tornar a comunicação da mensagem mais leve.
Os clichês e eufemismos não são bem-vindos na escrita acadêmica. Antes de fazer uso dessas figuras de linguagem, avalie o contexto.
8. Junte frases de maneira correta, usando uma conjunção.
O processo chamado coordenação une duas frases curtas de igual importância por uma conjunção. Cada uma se torna uma frase principal na nova sentença.
Use a conjunção correta: for, and, nor, but, or, yet, e so.
Exemplo
A oração acima faz a ligação das seguintes ideias:
9. Não use hipérbole, poucos sabem usá-la efetivamente.
As hipérboles são expressões com afirmações exageradas que não devem ser interpretadas literalmente.
Exemplos:
10. Controle o tamanho de suas orações. Quanto mais longas, mais difíceis de serem entendidas.
Normalmente, para uma leitura fácil, as orações devem ter entre dez a vinte e duas palavras, e apenas uma ideia. Qualquer palavra ou ideia difícil deve ser explicada em uma oração separada.