artigos
A STTA acredita no compartilhamento de ideias, informações e soluções.
Veja o conteúdo que elaboramos para você. Queremos inspirar bons insights.
Escrita Científica: Parte II
Descubra o próximo passo para escrever bem
08/10/2021
Escrita Científica: Parte II

2. A redação: agora é hora de escrever

Comece pelo fim. Como assim? Logicamente, faz sentido começar um artigo pelo resumo, ou, ao menos, pela introdução. Contudo, seguindo este raciocínio você frequentemente irá se perder no processo.

Roteirize as Figuras e Tabelas. As figuras e tabelas são o melhor lugar para começar, porque constituem a espinha dorsal do seu artigo. Ao contrário do autor, a maioria dos leitores não viva esta pesquisa há um ano ou mais. Portanto, a primeira figura/tabela deve inspirá-los a querer aprender mais sobre a sua descoberta. As figuras e tabelas devem ser organizadas em uma ordem lógica para apoiar a hipótese do seu artigo.

Escreva os Materiais e Métodos. De todas as seções, está é simultaneamente a mais fácil e mais importante para escrever seu artigo com precisão. Quaisquer resultados em seu trabalho devem ser replicáveis ​​com base nesta seção.

Agora vamos para os Resultados e Discussão. Em alguns periódicos, os resultados e a discussão são seções separadas, mas a tendência é mesclar essas duas seções. É agora que o roteiro de suas tabelas vai te guiar na elaboração do texto. Escreva parágrafos sobre cada figura, descrevendo: o resultado obtido, a relevância deste resultado para sua hipótese, e então a relevância dele para o campo de pesquisa (sua opinião), fazendo então comparações com as pesquisas prévias já desenvolvidas. Seja sempre quantitativo e específico, especialmente ao comparar com outras pesquisas. Esta seção não é nada mais que uma transição suave para a sua conclusão.

Vamos então para a Conclusão. Resuma as descobertas mais importantes do seu estudo e reafirme suas importâncias. Declare o que você aprendeu (de forma impessoal) e termine com a coisa mais importante que você deseja que o leitor tire do artigo.

Agora sim vamos para a Introdução. Esta seção prepara o terreno para o seu artigo. Se fosse uma história fictícia, a introdução seria a exposição dos personagens, do cenário, do período em que ocorrem os fatos e os conflitos principais.

Daí então, organize suas referências, certificando-se que todos os estudos referenciados no seu texto estejam elencados.

Agora é a vez do Resumo e Palavras-chave. Ele é o argumento de venda de seu artigo. Ele deve descrever a importância do campo, o desafio que sua pesquisa aborda, como sua pesquisa resolve o desafio e seu potencial impacto futuro. Geralmente, resumo e palavras-chave são as portas para o acesso dos leitores ao seu artigo.

Por fim, é hora de escolher o Título, que deve capturar a essência do seu artigo. Certifique-se de que palavras-chave estejam incluídas em seu título, pelo menos aquelas mais importantes para sua pesquisa.

Gostou? No próximo post apresentaremos o último passo. Não perca!

Caso você perdeu a primeira parte é só clicar aqui!

Suporte especializado para professores, pesquisadores, empresários e alunos (graduação e pós-graduação)

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para oferecer as melhores soluções para você ou sua instituição